Resumo
Embora a ocupação humana do seu sítio remonte à pré-história e esteja mencionada nos escritos de Ptolomeu e de Políbio, em meados do século II a. C., a sua fortificação data da ocupação romana da península Ibérica, possivelmente devido à importância adquirida no cenário regional. Foi este o local escolhido por Júlio César para formalizar a paz com os Lusitanos. Acredita-se que os muros de defesa romanos remontem a algum momento entre o século III e o século IV.
Essa relevância econômica e estratégica manteve-se à época dos suevos, dos visigodos e sob a ocupação muçulmana.
Numa combinação de estilos românico, gótico, manuelino e maneirista, o monumento apresenta planta no formato pentagonal. Sem talude, a muralha, coroada por merlões prismáticos, possui adarve envolvente, estando flanqueada originalmente por quarenta torres (entre as quais a de menagem), rasgada por sete portas e dois postigos, e circundada por barbacãs.





Excelente nocturno com iluminação equilibradíssima a realçar a magnífica definição. Parabéns
Um trabalho de exposição acertado. Ficou imponente e majestoso.
Sem dúvida um registo majestoso e imponente! Merece bem as 5*
Amigo Francisco, esta foto está perfeita. Adorei! Nem sei o que diga. As texturas, os contrastes, a luz, o enquadramento... está tudo lindo neste soberbo p&b. Além de tudo isto, menciono também a cereja no topo do bolo, que é, sem dúvida, o excelente resumo. Um belo documento, que vai direitinho para as favoritas. 5*/gp
Bela e bem definida imagem, com excelentes escolha da cor p&b. Parabéns por um cenário tão lindo.
Esta tua série de 3 fotos a p&b está exelente. Gosto da luz e da boa gama de cinzas. 5* para todas elas e gp para para as ainda em votação Um abraço Francisco
Just larvellous!!!
Gostei. Parabéns!
Belíssimo nocturno. Gosto muito do enquadramento, da definição e do bom aproveitamento da luz, em suma, uma foto muito boa.
Excelente*****
Estou ao pé dele (castelo) e ainda não tive tempo para lhe tirar umas fotos, esta ficou fantástica parabens gp.................
bela foto. abraço.
Um excelente p/b e imagem muito linda !!!
Este ângulo tem prós e contras, é muito belo e equilibrado, mas reduz o tamanho da torre, que aqui parece menor. Só um aparte :) Gosto!
................um registo muito discreto!!!!belo noturno.........magnifico!!!!!!!5*********** e fav
Parece mais bonito ainda visto a esta luz...e neste PB& lindo!
belaaaaaaaaaaaaa
Belo trabalho ficou muito bem, parabéns um abraço
Excelente nocturno a P&B com um bom enquadramento e uma bela definição
Belíssima, o enquadramento e a dimensão da composição que nos transmite. Parabéns.